A República contra a Máquina

1- Não o mero viver, mas a busca da vida bela. 2- A Liberdade não se negocia, a Paz sim. "Pode-se imaginar um prazer e força na auto-determinação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo desejo de certeza, treinado que é em se equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em dançar até mesmo à beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência" (Nietzsche. Gaia Ciência, parágrafo 347)

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

quarta-feira, maio 30, 2007

Manifestações na Venezuela

O governo Chávez enfrenta protestos contra a não-renovação da concessão do canal RCTV. Resta saber se essas manifestações serão apoiadas por uma parcela considerável do povo ou se ficarão restritas a setores de classe média, como tem sido até agora.

Mesmo sabendo de riscos de um possível autoritarismo em curso na Venezuela, a decisão de não-renovar a concessão da RCTV não é em si um sinal de autoritarismo, pois os canais de TV são uma concessão do Estado e a RCTV defendeu explicitamente o golpe de Estado, apoiado pelos EUA, que tentou derrubar o presidente Chávez. O presidente Chávez tinha sido legitimamente eleito pela maioria dos venezuelanos. Defender um golpe contra um presidente eleito legitimamente é um ato inconstitucional. Portanto, o Estado não pode conceder um canal de TV para uma empresa que agiu contra a constituição. Para agravar a acusação contra a RCTV, além de inconstitucional sua atitude de apoiar o golpe estava ligada aos interesses privados da elite venezuelana e dos EUA que querem impedir uma mudança social significativa na Venezuela.

No entanto, não será uma boa atitude de Chávez se a nova TV estatal que substituirá a RCTV for uma TV chapa branca, uma TV oficial que não poderá fazer crítica ao governo, porque nenhum governo deve estar livre de críticas e de fiscalização por parte do povo.

counter