A República contra a Máquina

1- Não o mero viver, mas a busca da vida bela. 2- A Liberdade não se negocia, a Paz sim. "Pode-se imaginar um prazer e força na auto-determinação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo desejo de certeza, treinado que é em se equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em dançar até mesmo à beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência" (Nietzsche. Gaia Ciência, parágrafo 347)

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

quarta-feira, maio 23, 2007

Desigualdade e Violência em SP

Abaixo o mapa de SP de acordo com o índice de vulnerabilidade juvenil, um índice que mede a probabilidade do jovem entrar para o crime, de acordo com BO's de delegacias, nº de ocorrências, homicídios etc.

Abaixo o mapa da cidade de São Paulo de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O mapa foi feito por uma pesquisa realizada pela prefeitura de SP e dividiu a cidade por tipos de IDH. IDH europeu (onde vivem 3% da população), IDH asiático, IDH indiano e IDH africano (onde vivem 53% da população de SP):

Os dois mapas praticamente coincidem, evidenciando a relação entre desigualdade social e violência urbana. Isso me faz lembrar uma fala do delegado Hélio Luz no filme "Notícias de uma Guerra Particular", onde ele diz que quando fica em São Conrado olhando pela varanda do edifício a favela da Rocinha ele chega a conclusão que no Brasil existe pouca violência, pois em outro país uma desigualdade social tão absurda como essa geraria muito mais violência (o Brasil é o oitavo país mais desigual do mundo, atrás apenas de países africanos e da Guatemala).


1 Comments:

Blogger Lucas said...

É realmente o Brasil poderia ser bem mais violento do que é mas não consigo imaginar isto pois se da forma que já estar é aterrorizante, imagine se piorar.Homicídios, roubos, sequestros, drogas, crimes cada vez mais bárbaros; definitivamente seria um caos total.
O que leva a tanto a criminalidade?
Bem, acho que não é só a questão social mas sim a maldade e a inveja que aumenta a cada dia mais em cada indivíduo.
Eu ainda com poucos anos de vida já passei por momentos terríveis, assaltos, sequestros, ameaças.Acho que já foi muito.
O Brasil tem mesmo é que melhorar pois estar muito ruim.
E é como foi dito no filme, só a polícia não resolve a questão da criminalidade mas sim uma revolução onde muitas coisas deveriam ser mudadas.E a melhor maneira de começar era reconhecer mais o verdadeiro povo brasileiro com mais respeito e melhores salários.Por que tem pessoas que ganha tanto sem se quer precisar suar a camisa enquanto que tem tantos que trabalham feito burro e mal ganha para comer?É tem muita coisa errada.

24 junho, 2007 04:09  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

counter