A República contra a Máquina

1- Não o mero viver, mas a busca da vida bela. 2- A Liberdade não se negocia, a Paz sim. "Pode-se imaginar um prazer e força na auto-determinação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo desejo de certeza, treinado que é em se equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em dançar até mesmo à beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência" (Nietzsche. Gaia Ciência, parágrafo 347)

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

sexta-feira, agosto 22, 2008

Liberdade é coragem

"De fato, deram-lhe suas vidas para o bem comum e, assim fazendo, ganharam o louvor imperecível e o túmulo mais insigne, naquele em que estão sepultados, mas aquele no qual a sua glória sobrevive relembrada para sempre, celebrada em toda ocasião propícia à manifestação das palavras e dos atos. Com efeito, a terra inteira é o túmulo dos homens valorosos, e não é somente o epitáfio nos mausoléus erigidos em suas cidades que lhes presta homenagem, mas há igualmente em terras além das suas, em cada pessoa, uma reminiscência não escrita, gravada no pensamento e não em coisas materiais. Fazei agora destes homens, portanto, o vosso exemplo, e tendo em vista que a felicidade é liberdade e a liberdade é coragem, não vos preocupeis exageradamente com os perigos da guerra." Oração Fúnebre de Péricles. Parágrafo 43.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lendo a última postagem, não pude furtar-me a inaugurar minha opinião neste blog. Enquanto lia, lembrei de uma outra opinião sobre o mesmo tema:
"É melhor atirar-se à luta em busca de dia melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático como os pobres de espírito que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem à DEUS por terem vindo, mas desculpam-se perante ELE por terem apenas passado. (Bob Marley)

Espero não ter exagerado na liberdade de comparar Péricles com Bob Marley.

Inevitável perceber que desde sempre o homem preocupa-se em SER, na busca do cumprimento de uma tarefa, chamando-a de moral, religião ou qualquer outra palava que seja. Incrível como a mesma preocupação vaga aqui, num blog em 2008!

Paro. Penso. Reflito.

Enquanto houver VONTADE de fazer melhor, de acreditar que uma ATITUDE pode mudar tudo, então haverá o EQUILÍBRIO entre os mandantes e os mandados, entre os superiores e os subordinados, entre os ativos e os parados. É isso! É acreditar que seu pequeno pedaço pode ser muito, e tudo.
Até mais ver!
Ivelise Tobar
(ivelisetobar@gmail.com)

25 agosto, 2008 10:42  
Blogger Jean Gabriel said...

Ivelise, obrigado pelo comentário. Sua comparação foi certeira. Os "pobres de espírito" que Bob critica na sua citação parecem ser aquilo que os gregos chamavam de "idiotés", palavra que se referia aqueles cidadãos que não se interessavam por nada além de seus próprios umbigos e não participavam da assembléia de cidadãos, por exemplo. Depois a palavra idiotés virou idiota em português...
Veja este trecho do Aristóteles sobre o mesmo tema:
"Quem está impregnado de auto-estima deseja antes viver um breve período no mais alto gozo a passar uma longa existência em indolente repouso; prefere só um ano por um fim nobre, a uma vasta vida por nada; escolhe antes executar uma única ação grande e magnífica, a fazer uma série de pequenas insignificâncias". (Aristóteles. Ética a Nicômacos)

26 agosto, 2008 11:23  
Anonymous Anônimo said...

E sempre que os cidadãos aceitaram ceder sua liberdade e entregá-la a um rei, a um imperador ou ao Estado, o fizeram movidos pelo medo. O próprio Hobbes diz isso. Só que ele achava bom, tudo bem ele não era republicano.
Realmente, liberdade é coragem.

26 agosto, 2008 11:30  

Postar um comentário

<< Home

counter