A República contra a Máquina

1- Não o mero viver, mas a busca da vida bela. 2- A Liberdade não se negocia, a Paz sim. "Pode-se imaginar um prazer e força na auto-determinação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo desejo de certeza, treinado que é em se equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em dançar até mesmo à beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência" (Nietzsche. Gaia Ciência, parágrafo 347)

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

sexta-feira, março 02, 2007

Tecnologia do controle avança sobre a liberdade 2

Folha de São Paulo, 14/05/2006 - 16h36

Para coibir crime, TV britânica exibe imagens de ruas
da BBC Brasil

Moradores do bairro de Shoreditch, no leste de Londres, estão recebendo na própria TV imagens da vizinhança filmadas por câmeras de circuito fechado.O projeto "Digital Bridge" (Ponte Digital, em tradução livre) tem o objetivo de combater crimes e atos de vandalismo na região.Pelo sistema, se os moradores perceberem algo estranho acontecendo nas ruas do bairro, eles podem ligar para a polícia, utilizando uma linha direta.
Clique aqui para ver vídeo.

"Eu acho que muita gente vai pensar duas vezes antes de fazer algo se souber que tem alguém dentro de casa vendo o que está acontecendo nas ruas", diz Jan Ashby, uma moradora do bairro que aderiu ao piloto.Cerca de 700 moradores já se inscreveram para receber o serviço, que transforma a TV num pequeno computador com banda larga e capacidade ainda de receber alertas da polícia no caso de incidentes.Segundo James Morris, presidente da Shoreditch Trust, uma entidade mantida com fundos públicos, a idéia partiu dos próprios moradores.

Privacidade
Morris diz que a preocupação levantada por alguns ativistas de direitos humanos de que o projeto representa uma invasão à privacidade não faz sentido. Segundo ele, os moradores não têm o controle das câmeras e, portanto, não podem aproximar a imagem e identificar quem está passando na rua ou entrando num bar. "Quando os policiais recebem uma ligação, o acesso da imagem aos moradores é desligado e a polícia passa a ter controle sobre a câmera", afirma.

Os organizadores querem amplicar a projeto e a idéia é que em seis meses 60 mil tenham possibilidade de usar o serviço. O acesso é de graça nos primeiros três meses, mas depois os moradores terão de pagar 3,5 libras esterlinas (cerca de R$ 13) por mês.

counter