A República contra a Máquina

1- Não o mero viver, mas a busca da vida bela. 2- A Liberdade não se negocia, a Paz sim. "Pode-se imaginar um prazer e força na auto-determinação, uma liberdade da vontade, em que um espírito se despede de toda crença, todo desejo de certeza, treinado que é em se equilibrar sobre tênues cordas e possibilidades e em dançar até mesmo à beira de abismos. Um tal espírito seria o espírito livre por excelência" (Nietzsche. Gaia Ciência, parágrafo 347)

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

sábado, fevereiro 13, 2010

Prisão de do governador do DF

Folha de São Paulo, 13/10/2010

Historiadores veem prisão como "inédita"

DA REPORTAGEM LOCAL


A decretação da prisão de um governador em exercício de mandato pela suspeita de corrupção e obstrução de uma investigação criminal é inédita no país, segundo historiadores ouvidos pela Folha.

O historiador da USP Boris Fausto afirma que a detenção do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), é "um fato excepcional e pode marcar uma virada" no cenário político e jurídico do país.

De acordo com Fausto, a prisão de Arruda também ajuda a resgatar a credibilidade do STF (Supremo Tribunal Federal), que nos últimos meses passou a ter sua imagem vinculada a uma "liberalidade excessiva".

O historiador, porém, diz que é preciso analisar o caso com cautela, pois ele ainda está em uma fase inicial e o combate à corrupção depende de muitas mudanças de regras, procedimentos e comportamentos da classe política.

Marco Antônio Villa, historiador da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), também diz que a detenção do governador do DF marca uma novidade na história do país. "É saudável saber que a Justiça tomou um atitude contra um político corrupto", afirma

Para Villa, a sociedade precisa ficar atenta para que o escândalo do DF não acabe ficando marcado como mais um no qual a impunidade, ao final, prevaleceu. "É preciso acompanhar o caso de perto, pois senão ele pode ser mais um "sonho de carnaval" que termina na quarta-feira de cinzas", afirma.

Para José Murilo Carvalho, historiador membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras, a inédita prisão de um governador durante o mandato é um "fato auspicioso, mas é lamentável que ele não possa encontrar na cadeia outros que mereciam estar lá, como é o caso dos mensaleiros".

De acordo com Carvalho, na prática, no Brasil "as pessoas são desiguais perante a lei", e a prisão de Arruda faz com que a sensação de impunidade diminua no país.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

counter